quarta-feira, 18 de junho de 2008

ϕοῖνιξ [fénix]

"Era do talhe de uma águia, mas os seus olhos eram tão suaves e ternos quanto os da águia são altivos e ameaçadores. Seu bico era cor-de-rosa e parecia ter algo da linda boca de Formosante. Seu pescoço reunia todas as cores do arco-íris, porém mais vivas e brilhantes. Em nuanças infinitas, brilhava-lhe o ouro na plumagem. Seus pés pareciam uma mescla de prata e púrpura; e a cauda dos belos pássaros que atrelaram depois ao carro de Juno não tinham comparação com a sua."

"A Princesa da Babilónia" de Voltaire


Sp me fascinou esta personagem da 'história do mundo antigo e fantástico' .. De certa forma, e em diversas situações da vida, revejo-me nela...
Deixo aqui o meu 'elogio' à sua simbologia e 'existência' inspiradoras.. à beleza e poder das suas formas.. à sua graciosidade.

p.s.[Ave do Sol. Pássaro da mitologia grega. Ao morrer consumia-se em chamas e em poucos instantes renascia das próprias cinzas.
A fénix simboliza força. Penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas.. as cores do Sol nascente. Possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.
Após erguer-se das cinzas, transportava os restos do seu pai ao altar do Deus Sol na cidade egípcia de Heliópolis (Cidade do Sol).
Segundo alguns escritores gregos, vivia exactamente 500 anos.
Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos.
É um símbolo de imortalidade e de renascimento espiritual.
]

Sem comentários: