terça-feira, 11 de novembro de 2008

deliciosos coStumes..


Após um amanhecer algo cinzento.. a tarde trouxe um rasgo de luz e descontracção, com a companhia da minha Querida Ana para almoçar...
Por entre um bom vinho, robalo courado no forno.. historias, desabafos e 'atropelos'... [porque somos assim... (e é isso k torna delicioso ... e confuso (tlvz) p os demais..] :)
(...) a tarde avizinhou-se mais acolhedora que a manhã..
E pela noite dentro, um ritual tipico por entre o povo lusitano (e não só) que dá pelo nome de 'magusto' ou mesmo São Martinho*, como preferirem chamar... transformou um dia, que se iniciou mate, sem brilho; mais colorido, animado e acolhedor... com familia, amigos, risadas em volta da mesa por entre brindes e petiscos.. como de costume.
Momentos como este, são diamantes brutos que definem sem dúvida parte das coisas k mais dou valor na vida :)

S. MartinhO,

cUlto popular que nos acompanha desde a infância.. em casa, na escola.. pais, avós...
Amigos e família juntam-se à volta de uma fogueira, de uma lareira... come-se, conversa-se, ri-se.. Assam-se castanhas.. bebe-se jeropiga ou vinho novo, fazem-se brincadeiras , pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas... sempre assim foi o Magusto.. o verão de São Martinho, que continua a dar nome à lenda que o acompanha..
gOsto d 'sabor' k tem os pekenos e mais simples costumes, como este... e entre muitos outros.. são momentos como estes que me faZem readaptar a expressão p a seguinte: "a tradição ainda é o que era"... e é bom k assim o seja!

Bom S. Martinho p vcs!!