quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

allegOria [acto I]

"era uma vez uma princesinha delicada, de cabelos dourados, chamada Vitória, que acreditava de todo o coração que os contos de fadas eram verdadeiros e que as princesas viviam felizes para sempre. Acreditava na magia dos desejos, no tiunfo do bem sobre o mal e no poder do amor... (...)

(...) Mas, para a princesa, o ponto alto da noite foi o brilho que viu nos olhos do principe e sentir que brilhavam para ela ... ele apertou-lhe a mão, gentilmente, na sua forma especial de dizer, em silêncio, «amo-te». Tudo estava certo no mundo.
(...)
De inicio o feitiço dominara o principe apenas de vez em quando e só durava alguns minutos. Porém, à medida que o tempo passava, aparecia mais frequentemente
e durava horas ou dias. Qd o Sr. Escondido desaparecia, a princesa sentia-se como se tivesse sido espezinhada por um cavalo enlouquecido. E cada vez levava mais tempo a recuperar. (...) acontecia de novo... e de novo... e de novo. Cada vez que o Sr. Escondido voltava, parecia mais malévolo do que antes. O Sr. Escondido era tão critico como o Dr. Risinhos era compreensivo, tão ofensivo como o Dr. Risinhos era amável (...) tinha prazer em magoá-la... e sabia faze-lo.
(...)
Algum tempo depois, passava mais tempo a esperar pelo seu Principe Encantado do que a estar com ele.
(...)
- (...)
Tens de me ajudar Doc. Tentei tudo. Nada resulta.
- é verdade Princesa. Nada resulta. (...) eu realmente sei de algo. É nada.
- Nada?
- Sim, nada.
Vitória franziu a testa, enquanto pensava no que Doc. dissera. - Não fazer nada?
- Sim princesa. Nada é algo que ainda não tentaste. Deves parar de fazer tudo e começar a não fazer nada. (...)
- Não posso simplesmente fazer nada!
- Se não fizeres nada, estarás, na realidade a fazer algo - algo que ajudará oprincipe tirando-te o seu caminho. (...) o principe está demasiado ocupado a pensar o que está de errado em ti para ver o que está errado nele. se não fizeres nada é provável que ele compreenda que está a fazer algo. "
[continua...]

In: "A Princesa que acreditava em contos de fadas"
Marcia Grad, Ed. Presença


2 comentários:

STAR disse...

Como amo cada passagem deste livro! AMO, AMO, AMO!
Só para teres noção ainda não ganhei coragem de o acabar... e Já lá vão uns belos meses que ando a "empatar" o desfecho! Não quero que ele acabe e, se um dia o acabar, de certo que o irei reler e re-reler . . .
Há leituras vcerdadeiramente deliciosas =)

aNDy disse...

:) tb adorei cada pedacinho desta delicia de livro!
coincidencia ou não chegou na altura certa da minha vida...
Devias ganhar coragem e termnina-lo! Quem sabe descobres que valeu a pena o 'sacrificio' ... as histórias não têm necessariamente que terminar... ;)

Lê SIMMM o final... não posso deixar que não o faças! :)