segunda-feira, 20 de julho de 2009

The KiLLers @ SBSR Lx


"Foi um estádio bastante bem composto que recebeu de braços abertos a actuação dos norte-americanos Killers , que ofereceu um início fulgurante com "Human", primeiro single e um dos temas mais fortes do terceiro e mais recente álbum Day and Age .

Em poucas canções, os Killers provam que foram feitos para tocar em estádios: e cá estão eles! "Somebody Told Me", single que lhes valeu os primeiros seguidores, é a terceira do alinhamento e o público já está completamente conquistado.

Brandon Flowers é um vocalista enérgico e competente, rodopiando e correndo em palco com uma energia que às tantas nem corresponde à imagem que transmite. O espectáculo de luzes cuidado e efervescente apruma-se para "For Reasons Unknown", ajudando o Estádio do Restelo a transformar-se numa discoteca gigante, onde o rock e a electrónica se cruzam sem quaisquer pruridos.

Um palco vestido a leds verdes intermitentes ajudou a banda a apresentar a sua versão muito própria de "Shadowplay", tema celebrizado pelos Joy Division. Pouco depois, "Smile Like You Mean It" marcava novo regresso a Hot Fuss , primeiro registo longa-duração da banda de Las Vegas. "Spaceman" marcaria, sem sobra de dúvidas, o momento alto do concerto: muito bem recebida pelo público, a canção tornou-se tão grande que Brandon Flowers e companhia viram-se "obrigados" a repeti-la logo de seguida, com o público a acompanhar num coro bem encorpado. "A Dustland Fairytale", ainda em Day and Age baixou o volume num momento mais introspectivo. Sam's Town é finalmente aflorado com a belíssima "Read My Mind" a ser entoada entre palmas e de seguida um dos momentos mais aguardados. "Mr. Brightside" continua a ser um dos maiores sucessos da banda e teria provocado uma gigantesca nuvem de pó, caso o relvado do Belenenses não estivesse tão bem protegido por uma gigantesca alcatifa verde.

"All These Things That I've Done" veio esgotar a verdadeira lista de sucessos do primeiro e terceiro álbum da banda, com o coro bem certinho do público a ajudar a guitarra a marcar o compasso, pelo que rapidamente se antevia um encore com os temas fortes de Sam's Town . Depois de ligeiros momentos com o palco em escuridão total, a banda lá acede a voltar para ser recebida em histeria total. "I Can't Stay" não terá sido a melhor escolha para abrir o encore, acabando por se tornar no momento mais morto do concerto. Nada que não se remediasse logo de seguida com "Jenny Was a Friend of Mine".

Antes de se descobrir se seria "Bones" ou "When We Were Young" a ter honras de encerramento, Flowers dirigiu-se à multidão para se desculpar pela estreia tardia em solo nacional... "Peço desculpa por termos demorado tanto tempo a vir cá e prometo que não demoraremos tanto a regressar" deu o mote para "When We Were Young", que finalizou de forma memorável, e em tons roqueiros, um concerto que ficará com certeza bem gravado nas memórias quer dos fãs quer da própria banda.

Texto de: Mário Rui Vieira Fotos de: The Killers, fotógrafo da banda


» ADOREI!
Muito Bom este concerto! axo k o texto acima retracta fielmente o que se viveu em Belém na noite de 18 de julho de 2009! uma data a recordar, da próxima e não tão demorada, aparição naciOnal da banda :)

Só tenho mesmo a acrescentar as precárias condições que este festival ofereceu em termos de saneamento e alimentação! Filas e filas e filas e filas e filas e filas! que resultaram em desespero e num autêntico caos, que deu origem a um verdadeiro urinol a céu aberto! Não quero sequer imaginar o dia seguinte naquele local infecto. No final da noite era impossivel passar pela saida sem termos k suster a respiração por longos segundos!
É lamentável que um festival com 15 edições se preste a este tipo de ocorrências! Fiquei mesmo desiludida com esta situação. A intenção de comer algo era igualmente surreal! embora não tão angustiante como a primeira! pois é bem menos complicado aguentar a vontade de comer! mas igualmente surreal.
Não axo k seja pedir demais que um festival com este curriculo, saiba prever e evitar situações assim... deixaram MUITO a desejar! mesmo!!!
LAMENTÁVEL! ( a música salvou mesmo a noite, neste caso).

Sem comentários: