sábado, 19 de fevereiro de 2011

"The King of Limbs" | RADIOHEAD 8th Album


Instalou-se o alvoroço, "The King of Limbs" foi lançado, um dia antes do previsto.
"Lotus Flower", ficou disponível no site da banda na sexta-feira, acompanhado por um vídeo a preto e branco com Thom Yorke (vocalista).
Pouco tempo depois, os fãs foram surpreendidos com a possibilidade de fazer o download do álbum completo, sem ter de esperar até amanhã.
"É sexta-feira, é quase fim de semana, e é lua cheia", foi o que o guitarrista Ed O'Brien deixou escrito no site, como sendo a única explicação para o adiantamento do lançamento do álbum.

Os RADIOHEAD formaram-se em Oxford, Inglaterra, nos anos 80, globalizaram a sua música com os álbuns "The Bend", "OK Computer" e "Kid A".
Em 2007 quebraram a sua parceria com o selo Parlophone da EMI, desde então, o quinteto alterou os protocolos da indústria da música, em crise.
Marcaram posição quando disseram aos fãs que poderiam pagar o que quisessem para baixar o álbum "In Rainbows". No site encontravamos a mensagem "você que sabe" no lugar do preço!
Esta tomada de posição foi encarada como uma tentativa de acabar com o padrão dos grandes lançamentos, que passam por críticas publicadas na imprensa, capas de revista e investimentos em marketing.
Novamente, no inicio desta semana, o grupo surpreendeu seus fãs e críticos dizendo ter mais uma vez mudado os padrões, lançando "The King of Limbs" agora por download a 6 libras (7,14€).
O álbum vai ficar disponível também em vinil e em CD via o selo independente XL, numa edição especial de "álbum revista" que terá mais de 600 pequenas obras de arte gráfica.
Duas escolhas: O download de música ou a edição física 'premium' . Os RADIOHEAD fundem-se assim com a era digital, não deixando de considerar os fãs mais dedicados.
Lançar o álbum sem muitos dias de aviso prévio pode ser visto como uma lição sobre como transformar o lançamento de seu oitavo álbum num evento genuíno.
O nome do novo álbum remete a um carvalho existente na região de Savernake Forest, no sudeste da Inglaterra, que tem cerca de 1.000 anos. A floresta está localizada perto da Tottenham House, uma casa de campo onde o Radiohead gravou "In Rainbows".

"Com oito faixas apenas, The King of Limbs regressa em parte o trabalho exploratório electrónico de Kid A ao mesmo tempo que dá continuidade à fluidez melódica de In Rainbows, de uma forma mais sombria, mais calculista. The King of Limbs é um disco de batidas, de "percussão", de exploração, de ambiências, meio "fodido", um disco cru. Que chega a lembrar, aqui e ali, influências da colheita mais interessante do dubstep. Não podia estar mais longe de Ok Computer e há que lhes gabar de novo a coragem por isso. Oficialmente, assim mesmo oficial, conhece-se já o primeiro single e respectivo vídeo deste novo disco. Chama-se "Lotus Flower", caminha já para as 100 mil visualizações no Youtube, e pode ser ouvido e visto aqui mesmo, sem sair do conforto desta página."

in: http://bodyspace.net/noticia.php?id=001334
por: André Gomes

Sem comentários: