sexta-feira, 29 de agosto de 2008

raiZes...

"Santa Maria do Ocidente está edificada na orla do mar e o mar vem bater nos seus muros. É de tamanho mediano e muito bonita. Tem uma Mesquita principal e Assembleia de Notáveis. Pelo seu porto entram e saem navios."

A área lagunar da ria formosa atriu a presença humana desde o paleolítico até ao final da pré-história. Nesse período surge uma cidade:
Ossónoba ... que daria mais tarde origem a actual denominação [faro]..
Surge por volta do século VIII a.C., durante a colonização fenícia do Mediterrâneo Ocidental. Tinha então um carácter de entreposto comercial, integrado num vasto sistema mercantilista baseado na troca de produtos agrícolas, pescado e minérios, situação que se manteve nos períodos grego e cartaginês.
A situação dos terrenos em que assenta a actual cidade de Faro era então diferente...
[século VIII a.C. - século III a.C.]
O nível médio das águas do mar encontrava-se dois a três metros acima do actual, originando uma linha de costa muito recortada e inundável. A configuração deste território era resultante de um sistema de colinas ou morros (o da Sé, onde se estabelecera o referido entreposto, o dos Artistas, Santo António do Alto e o conjunto de colinas que vão de São Pedro ao Alto Rodes, designadas por Alto da Caganita, Alto da Atalaia e Alto da Esperança), separados por canais ou ribeiras e sujeitos, com as marés, à subida e descida das águas do mar.
Dos canais, uma linha de água principal corria desde a actual Ribeira das Lavadeiras, percorrendo a Estrada de São Luís até ao teatro Lethes, daqui para a Praça Alexandre Herculano onde formava um lago - Alagoa - bifurcando, junto ao palácio Belmarço, para contornar o morro da Sé por ambos os lados.
Ao longo da sua história e transformação, é também transformado o seu nome...
Santa Maria de Ossónoba, depois Santa Maria do Ocidente, mais tarde Santa Maria Ibn Harun (ou Šanta Māria al-Hāarun) Harune .. Santa Maria de Faaron; Farão e por fim: FARO.

Fonte: wikipedia
Foto: galeriaphotomaton.blogspot.com

1 comentário:

Ana disse...

Faro que é o paraiso a beira mar plantado...:)