sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

a balança da justiça

Este é um tema extremamente ambíguo.. que sugere horas de debate, discussão de idéias, pontos de vista... muitas vezes que roçam o piquinhas.
A batalha interminável entre a verdade e a mentira! o justo e o injusto! o bem e o mal!
Esta semana (e de algum tempo p cá) tive a experiência mais jurídica que até hoje vivi. Com alguém bastante próximo e querido.. esta semana foi a última de várias audiências.. a diferença esteve que nesta limitarnos-ia-mos simplesmente a escutar! ouvir o esperado 'veredicto' , que embora a palavra sugira o sentido, de verdade não teve nada!
É revoltante constactar que as coisas são conduzidas de forma mediocre, incoerente! Num todo são consideradas verdade e mentira os factos mais convenientes a quem tem o 'poder' de decidir o que é correcto! alguém que nem sequer assistiu... que nem sequer sentiu na pele a minima consequencia dos actos selvagens e animais de outrém!! que deliberadamente decide agredir algm. Algm que quando confrontado com as possiveis consequências dos seus actos, decide que a cobardia lhe acenta que nem uma luva e acha que isso lhe da poder e imponência! PROTECÇÃO! por isso MENTE! com todos os dentes que tem na boca. Boca essa que denucia por palavras, e o corpo pela postura! alguém com um caracter deveras duvidoso! uma conduta questionável!
A minha indignação disto tudo sabem qual é?
é que funciona!! a mentira confere realmente imponência e protecção!! numa condução dos factos deveras incoerente, onde para certos fins os factos são cosiderados VERDADE... mas como a intenção é msm não terem que ter muito trabalho c 'isto' ( infelizmente é assim ) dá-se 'uma no cravo, outra na ferradura' e vamos mas é para casa pq ngm morreu... nda de catastrófico aconteceu... por isso divide-se o mal pelas aldeias! e a verdade esta (apenas):
"o tribunal não conseguir averiguar" » (curioso.. pq outros factos foram averiguados com o msm numero de dados ... considerados verdadeiros! e essa dita verdade... foi esquecida, não importa!)
Um miudo apenas foi deliberadamente espancado por alguém com mais 10 anos que ele; algm c o dobro do tamanho e estrutura!!
Num país onde a lei pune um pai por esbofetear o filho!!!! é simplesmente triste constactar que o 'crime compensa!'
Por estas e por outras.. a justiça muitas vezes faz-se com as próprias mãos!! (nao sou a favor da vilolência... mt pelo contrário! mas confesso que 'compreendo' quem acaba por agir assim... pq infelizmente não podemos contar com isso que chamam de 'justiça' !!! não neste sitio geográfico de um planeta chamado mundo!

sinto-me discrente perante este sistema... não csgo ver onde isto nos possa elevar perante o mundo!! tlvz por isso em tempos tenhamos sido os maiores, os conquistadores!! e hj somos uns meros sobreviventes!


Sem comentários: