terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um BoM aNo!! [feliz dia de reis]

Segundo a tradição cristã, há 2009 anos, Jesus Cristo recebeu a visita dos três reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. É tradição em espanha, entre as crianças, a de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam alimentar-se e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim ao acordar.
Em Portugal, e para homenagear os três reis magos, surgiu outro costume: o bolo rei. Assim como eles levaram o ouro, a mirra e o incenso para o menino Jesus, hoje nós fazemos esse bolo para os reis magos. É um bolo sofisticado que leva passas, tâmara ou frutas cristalizadas.
A tradição católica permite um gesto de superstição no Dia de Reis. Após os pedidos de prosperidade na virada do ano, um reforço para ajudar a não faltar dinheiro em 2009 reside no costume de comer romã e guardar a 'coroa' que a caracteriza para dar sorte. A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos consideravam-na como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é tb um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.

É precisamente isto que espero de 2009...

BOM ANO para todos!!

Sem comentários: